Meditação e tempo


Eu nunca consegui meditar até desenvolver minha técnica pessoal.
Depois eu entendi que muita gente medita da mesma forma e ninguém consegue silenciar a própria mente com um botão de mute. Na verdade é provável que ao tentar silenciar, o ruído se torne ainda maior.
Mesmo adorando, eu não tenho muito tempo para meditar. Na verdade, eu mal tenho tempo para fazer qualquer coisa, incluindo esse blog, que até então, tinha postagens em dias certos e essa semana eu desandei. Mãe é um bicho que não tem calendário, nem relógio. É difícil dizer quanto já foi deixado de lado, desde oportunidades de passeios até amigos que eu perdi o contato pois, bem, eu esqueci deles um pouco...
Outra coisa tão boa e poderosa é escutar a si mesmo. Não, não nas conversas onde o seu ego fala com o ego do outro, mas no silêncio, quando a casa está vazia ou você está sozinho no quarto, sem música, sem nada para assistir, sem jogar. O que você pensa? Quem você é? Como dissociar quem você é do que você pensa?
Essa mania da gente de viver correndo torna tudo confuso. A maioria das pessoas não tem tempo para meditar ou ficar em silêncio, e quando tem tempo, não tem muita ideia no quanto essas práticas podem ser benéficas. Tão importante quanto ler muitos livros é ter consciência das suas próprias histórias e dos personagens que você interpreta.  
Perdemos tanto tempo nos compactando para caber em um corpo, um papel social, um gênero, um trabalho, e esquecemos o quanto somos múltiplos, imensos, multifacetados. Se compactar é um erro tremendo. Não é à toa que criamos prisões e sistemas que nos fazem prisioneiros. Não é à toa que somos tão confusos.
Pensando bem, o tempo é até mais importante que a saúde. O tempo pode trazer de volta a saúde ou dar oportunidade ao menos capacitado. Para nós, em nossas carapaças humanas e compactas, tempo é vida.
Mas vida não é existência, e entre tantas formas de se existir, não faz sentido seguir a manada quando a possibilidade de se conhecer está bem diante dos olhos. Na madrugada de hoje eu postei no twitter que a sabedoria é um ser pequenino que a gente não vê, pois, quando bate à porta, ao invés de abrirmos, apenas olhamos pelo olho mágico.
Só desejo que esses hábitos tenham chegado ao fim.
É hora de meditar, silenciar e abrir portas.

Comentários

Postagens mais visitadas